Ter Atitude Comercial

A diversidade da turma, só pelas interacções que proporcionou, já fazia o curso valer a pena. Rui Alves conta como o formador Luís Martins Simões desenvolveu a sua atitude comercial.

Lembro-me da minha primeira turma no curso Atitude Comercial do Luís Martins Simões: uma sala cheia de pessoas de todos os escalões profissionais, desde o advogado freelancer à directora executiva da multinacional americana de consultoria. A diversidade da turma, só pelas interacções que tivemos, já valia o curso. Mas o que é atitude comercial?

![Workshop Atitude Comercial](/assets/blog/2015-05-11-workshop-atitude-comercial/luis-martins-simoes.png “Workshop Atitude Comercial”)

Eu, como a maioria das pessoas, associava a palavra “vendas” a “vendedores de aspiradores” – Foi o resultado das primeiras vezes que ouvi falar de vendas e só a ideia causava-me um arrepio na espinha! Mas a verdade é que isto não passava de um preconceito, fruto de muitas más experiências com maus vendedores: pessoas que não têm formação e que são péssimas a comunicar.

Desde essa altura, já fiz o curso de Atitude Comercial umas quatro ou cinco vezes. Ter atitude comercial é, essencialmente, saber comunicar de forma clara. É conseguir compreender e viajar ao mundo do outro, baixando os nossos filtros. Um excelente vendedor é, acima de tudo, um ouvinte fora de série, tem humildade e não julga o interlocutor.

É preciso assumir a postura de que não sabemos tudo e saber que, para ajudarmos o outro, precisamos mesmo de mergulhar no seu mundo e compreender as suas dores. Atrevo-me mesmo a dizer que, para compreender o outro de forma realmente eficaz, é preciso sentir a sua dor. Só assim é que podemos estar em posição de influenciar de forma positiva a outra pessoa.

Vender não é nada mais do que incitar o outro à acção, segundo a sua escolha.

Durante todo o curso Atitude Comercial aprendemos ferramentas de comunicação que ultrapassam o âmbito das vendas e que se revelam úteis em qualquer contexto.

As cinco ferramentas que aprendemos, que têm uma componente teórica e muita prática, ficam para a vida. A minha capacidade de influência cresceu exponencialmente depois de as dominar. Posso dizer que utilizo as cinco ferramentas numa base constante em todas as interações que tenho com pessoas. E não me refiro apenas a interacções comerciais, mas também com amigos, esposa e familiares.

# A experiência na RUPEAL

Durante anos, solicitei os cursos do Luís Martins Simões para a RUPEAL, precisamente por ter experienciado o impacto dos mesmos na primeira pessoa. Na altura não tínhamos capacidade para comprar o curso exclusivamente para uma turma interna, pelo que abrimos sempre a pessoas de fora.

Isto resultou numa grande diversidade. Convidámos amigos, clientes, fornecedores e parceiros. Nós formávamos a nossa equipa a um custo mais reduzido e, ao mesmo tempo, estreitávamos laços com outras pessoas. As interacções foram sempre muito ricas e dinâmicas.

O Luís tem uma forma de ensinar que não recorre a quaisquer “powerpoints”. Usa somente um flipchart e entrega-nos pequenas fichas para nos relembrar do que aprendemos a cada momento. E a qualquer momento podemos ser desafiados para participar em exercícios “one-on-one”, onde pomos em prática todas as ferramentas que vamos aprendendo ao longo da formação. O curso é bastante prático, recheado de exercícios que, quando somos nós a participar, nunca mais esquecemos. E tudo num ambiente muito descontraído!

# Atitude Comercial, edição 2015

Se antes as formações eram tratadas directamente com a direcção das empresas, este ano, o Luís decidiu abrir uma turma de 25 pessoas ao público. Desde que o conheço, é a primeira vez que o vejo fazer isto. Na RUPEAL, já comprámos 5 entradas para as pessoas da equipa que ainda não tiveram a oportunidade de participar. (Sei que as vagas vão esgotar rapidamente. Eu ainda não decidi, mas provavelmente até vou repetir o curso mais uma vez!)

Se gostaram do meu último artigo, onde falo sobre os cursos e livros que mais me influenciaram enquanto empreendedor, sabem que recomendo fortemente o curso Atitude Comercial do Luís Martins Simões.

O curso acontece a 2 e 26 de Junho, em Lisboa, e quem se inscrever até 19 de Maio tem o preço especial de 350€ (já com IVA incluído). Interessados? Visitem o site do Luís Martins Simões porque as inscrições são feitas lá!

Não percam esta oportunidade! E até pode ser que nos vejamos por lá.

Picture of Rui Pedro Alves

Rui Pedro Alves

Fundador do InvoiceXpress, é estratega a full-time e procura sempre ser mais líder do que chefe. Quando não está a viajar pelo mundo, não consegue largar o seu Algarve.

Artigos relacionados:

Curso

CURSO GRATUITO

Curso Gratuito de Faturação para Empreendedores. Inscreva-se já!

INVOICEXPRESS

Emita facturas em segundos e sem complicações Veja a apresentação.

Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.