Oskar & Gaspar: video mapping

Oskar & Gaspar são tímidos e pediram ao project manager que os substituísse no lugar de entrevistados. Guillaume Alatak conta-nos tudo sobre a dupla de gémeos que pinta paredes e corpos com jogos de luz.

Lembra-se da animação no Terreiro do Paço no Natal passado? Foram eles, os gémeos da dupla Oskar & Gaspar, que deram vida e movimento aos edifícios pombalinos da baixa lisboeta. Guillaume Alatak, project manager, conta-nos os segredos que vão iluminando o sucesso do seu percurso.
![Oskar & Gaspar: imagens que derretem paredes e entram na pele](/assets/blog/0316/oskar-gaspar.png “Oskar & Gaspar: imagens que derretem paredes e entram na pele”)

Oskar & Gaspar são irmãos gémeos, vestem-se de igual e até se fazem passar um pelo outro. Não mostram a cara, chegam a usar máscaras, e querem é mostrar o trabalho que fazem. Provavelmente até já nos cruzámos com eles. Diz que são tímidos. O que parece contraditório porque o trabalho desta dupla é tudo menos discreto: viajam pelo mundo a redesenhar paredes e cidades e moldam corpos fazendo da luz e da imagem a matéria prima do seu trabalho.

Guillaume conta que os gémeos nasceram em Portugal mas cresceram em Singapura, onde tiveram o primeiro contacto com as artes visuais. Desde cedo sentiram-se fascinados pelo vídeo e pela multimédia, começando pelo vjing, área onde exploraram ao máximo a criatividade e onde tiveram bastante sucesso – “Daí ao vídeo mapping foi um pulo.”

Esta compilação vídeo dos primeiros trabalhos mostram uma animação para o centro Cultural de Belém, em 2011 (sabia que fizeram nascer árvores das paredes?). E em Alcobaça, no Made Out Green Energy, e no NoSolo Água, em Portimão, desafiaram as leis da gravidade com paredes de bidões de metal e cascatas.

![Oskar & Gaspar: video mapping](/assets/blog/0316/oskar-gaspar-video-mapping.png “Oskar & Gaspar: video mapping”)

# Como surgiu a Oskar & Gaspar e o que diferencia este serviço? O que os fez seguir a via do empreendedorismo?
Fascinados com as possibilidades quase infinitas do video mapping, Oskar & Gaspar tiveram a certeza de que era esse o caminho que queriam seguir e, quando pensaram em criar uma empresa, não tiveram qualquer dúvida de onde sediá-la: Lisboa. Na cidade origem, com que realmente se identificam, e com alguns amigos ligados ao vjing sediados em Portugal, formaram a própria equipa. Uma equipa perfeita, segundo os gémeos, e que lhes permite fazerem o que realmente gostam: fecharem-se num estúdio, carregarem em botões e criarem ilusões.
Apesar de terem encontrado o campo em que queriam operar, a curiosidade e sede de experimentação de Oskar & Gaspar nunca deixaram de estar bem presentes. De facto, é vastíssimo o espectro de áreas que têm abrangido, desde eventos ao vivo, exposições permanentes, até conferências de negócios e activacções de marcas.
Além de todo o trabalho e aspirações empreendedoras, a dupla dedicou também muito do seu tempo a desbravar novos caminhos naquela que é a sua paixão comum: o video mapping no rosto e corpo humano.

O primeiro face mapping mundial, um evento premiado, chama-se Explore your dual world e foi feito apenas com dois projectores, sem qualquer pós-produção.

# Quais são as necessidades dos vossos clientes e como é que as trabalham?

As necessidades são tão variadas como o tipo de pedidos que nos chegam. Alguns clientes têm ideias bem definidas do que querem, enquanto outros deixam todo o processo nas nossas mãos. Qualquer uma das situações é confortável para a nossa equipa, no sentido em que um dos principais objectivos em cada novo projecto é chegar a resultados satisfatórios de acordo com as necessidades do cliente, mas também ao nível estético e de inovação.
Depois de um briefing detalhado sobre os objectivos específicos de cada acção e do local onde a mesma é levada a cabo, é iniciado o processo de criação em que todos os elementos da equipa são envolvidos, quer seja na criação do guião, de conteúdos 2D e 3D, da banda sonora original e sonoplastia, elementos interactivos, etc.

# Se tivessem 1 milhão de euros para investir no vosso negócio, o que é que fariam?

No seguimento dos projectos inovadores na área do video mapping, e do cruzamento desta técnica com o corpo humano, que foram desenvolvidos pela Oskar & Gaspar nos últimos anos, existe ainda um sem número de propostas da nossa autoria que queremos levar a cabo.
É nossa convicção que são estes projectos que demarcam o nosso colectivo dos restantes e que por isso contribuem para o impulsionamento da marca Oskar & Gaspar e visibilidade nos mercados nacional e internacional.
Por estas razões, e caso tivessemos 1 milhão de euros para investir no nosso negócio, sem dúvida que seria investido naquilo que mais gostamos de fazer: criar novos produtos artísticos e explorar as inúmeras possibilidades, ainda por descobrir, do video mapping.

# Não tendo 1 milhão de euros, como é que fazem para desenvolver o vosso negócio?

Para além dos trabalhos que desenvolvemos regularmente, o que temos feito é procurar apoio junto de marcas e entidades que de algum modo financiem os produtos artísticos que criamos. Como exemplo, podemos dar o recente caso do video “Ink Mapping” produzido pela Oskar & Gaspar e que contou com o apoio da “Desperados”. Não sendo de todo uma publicidade à marca, acabou por criar uma situação win-win para todas as partes envolvidas: por ser um produto inovador – 1º video mapping em tatuagens feito no mundo e primeiro full-body mapping mundial – e pela grande visibilidade que alcançou nas redes sociais e media digital, tendo sido inclusivamente partilhado por estrelas de Hollywood nas suas páginas pessoais e ter já alcançado o ouro em 3 categorias dos Prémios Lusos.

![Oskar & Gaspar, Ink Mapping](/assets/blog/0316/oskar-gaspar-ink-mapping.png “Oskar & Gaspar, Ink Mapping”)

# Como caracterizam o espírito empresarial em Portugal ao nível do empreendedorismo e da competitividade?

Pensamos que é admirável e promissor! Não só pelos últimos anos mas, principalmente, porque temos assistido a grandes inovações que foram levadas a cabo por empresas portuguesas, nos produtos que criam, na maneira como os comunicam e produzem. Para além disto, a forma como o tecido empresarial português se recompôs, enfrentou e enfrenta a crise, é absolutamente notável na nossa opinião.

# O que mudou na vossa vida desde que têm um negócio próprio? Fariam algo de diferente?

Temos sobretudo mais dores de cabeça! Falando a sério, é obviamente um privilégio podermos fazer aquilo de que gostamos e em nome próprio – não esquecendo obviamente todos o que colaboram connosco -, mas isso traz também uma série de preocupações e uma dedicação diária a 100%. Até hoje todos os momentos mais difíceis serviram-nos para ganharmos experiência e esse é o processo normal de crescimento, por isso não alterávamos nada.

# Que conselhos dariam a quem se prepara para começar o seu próprio negócio?

Dedicação total, muita vontade de trabalhar e que se divirtam o mais que puderem.

# Como conheceram o InvoiceXpress? O que vos fez escolher o nosso software de facturação?

Através do nosso contabilista. Na altura as regras de facturação tinham sido alteradas e o InvoiceXpress pareceu-nos a melhor solução por ser bastante intuitivo e simples.

# O que destacam na utilização do InvoiceXpress? Como é que este programa é útil ao vosso negócio?

Como dissemos anteriormente é muito importante a utilização do software ser intuitiva. O design simples e discreto é também uma mais valia. A personalização das facturas e os resumos de facturação (de fácil consulta) são, para nós, pontos a favor.

Chamar apenas vídeos aos trabalhos deste dupla de artistas parece redutor, mas fica feito o convite para visitarem a página Vimeo com todos os seus trabalhos…em formato vídeo. Para irem acompanhando as novidades em primeira mão, sigam o facebook da dupla. E que nunca se apaguem as luzes!

Artigos relacionados:

Curso

CURSO GRATUITO

Curso Gratuito de Faturação para Empreendedores. Inscreva-se já!

INVOICEXPRESS

Emita facturas em segundos e sem complicações Veja a apresentação.

Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.