Ricardo Teixeira, especialista de marketing digital, com um trajeto marcado pela implementação de funis de vendas com resultados, partilhou num webinar do InvoiceXpress o que é ser empreendedor atualmente, ter um negócio 3.0 e saber usar a Inteligência Artificial (IA) para crescer.
A inteligência artificial, o marketing digital e a escada de valor
Nos últimos anos, os negócios têm passado por vários períodos que influenciaram a forma como se reinventaram.
Desde os empresários que iniciaram as suas jornadas implementando negócios ditos “normais” ou negócio 1.0, até aqueles que aproveitaram o boom da internet na década de 90 ou negócio 2.0, chegando a uma nova realidade de ouro democratizada em 2023, em que os empreendedores têm ao seu dispor uma ferramenta com imenso potencial, como é a Inteligência Artificial, entrando numa geração de negócios 3.0.
Esta nova ferramenta pode fazer crescer um negócio mais facilmente, ou seja, se a Inteligência Artificial for usada com sabedoria, poderá ajudar um empreendedor a adquirir mais clientes e a fidelizá-los.
Mas, apesar de muito útil, a Inteligência Artificial por si só não funciona. É necessário que os seus utilizadores implementem uma estratégia para o seu negócio e, para isso, é necessário conhecimento.
Como fazer crescer o negócio 10 vezes mais?
De 1000 para 10 000 ou
De 10 000 para 100 000, etc.
Ricardo Teixeira, que tem como missão ajudar empreendedores portugueses a construírem negócios imparáveis através de marketing digital, afirmou no webinar do InvoiceXpress que “ser empresário é um risco permanente. O importante é investir em si próprio, para evoluir, conhecer outras realidades e rodear-se das pessoas certas nos ambientes certos, em que todos sofrem os mesmos problemas e se compreendem.” Até porque o empreendedor “pode ser o maior bloqueador do seu próprio negócio”, conclui.
Uma das formas para se conseguir desbloquear e começar a vender mais é participar em eventos especializados, como o KIAI LIVE, nos quais conseguimos absorver a experiência e a prática de outros empreendedores de sucesso, ou em programas de mentoria, como o R.A.M.P. (RUPEAL Academy Membership Program), de Rui Pedro Alves, CEO da RUPEAL e do InvoiceXpress.
Outra dos caminhos é evitar os 10 erros principais que trazem resultados fatais aos negócios:
- Falta de clareza;
- Não encarar a estratégia online de forma integrada;
- Não ter uma estratégia comprovada;
- Desvalorizar as redes sociais;
- Valorizar em demasia métricas, como gostos e comentários;
- Menosprezar a IA;
- Não focar em novos clientes, transação média e frequência de compra;
- Não aprender com a experiência dos outros;
- Estar sozinho;
- Não ter comunidade para trocar ideias.
Ou seja, as vendas podem falhar por falta de conhecimento e por problemas de estratégia.
Por exemplo, interessa a qualquer empresa reter clientes e motivá-los a voltar a comprar. Podem existir dois motivos que fazem com que o cliente não volte a comprar: ficarem insatisfeitos com a 1ª compra ou, simplesmente, não haver mais nada que o cliente tenha interesse em comprar.
Por isso, Ricardo Teixeira fala em planear a Escada de Valor, desde as ofertas a custo zero, como são os e-books, até aos restantes produtos, culminando nos produtos premium de valor mais elevado.
Pode obter ofertas relacionadas com o conhecimento em Recompensas.kiai.me ou nos recursos grátis do InvoiceXpress.
A Escada de Valor e os produtos de continuidade
Ricardo Teixeira defende que, ao longo da Escada de Valor, devem existir produtos de continuidade. E, aqui, garante, reside o segredo.
E o que são produtos de continuidade?
Vejamos exemplos de 10 negócios que têm ou podem implementar produtos ou serviços de continuidade:
- Streaming (Netflix, etc)
- Ginásio
- Alimentação para animais
- Clubes de vinhos
- Jornais/revistas
- Clínicas e hospitais privados
- Lavagem de carros
- Barbearias
- Atividades desportivas
- Grupos ou clubes
Em suma, a ideia é o seu cliente pagar um valor fixo por mês por um produto ou serviço, que, no final, garantirá ao seu negócio a previsibilidade da faturação.
Se na sua empresa tiver um produto de continuidade, por exemplo uma subscrição, passa a ter um rendimento fixo crescente ao longo dos anos. No entanto, é importante estar atento à taxa de churn e aos fatores externos que ameaçam a economia, como são as pandemias ou guerras e que fazem flutuar o número de inscritos.
Conheça 13 estratégias para reduzir a taxa de churn e aumentar a retenção de clientes.
No âmbito desta temática, no webinar com Ricardo Teixeira, ficámos a conhecer quais os requisitos para criar um produto de continuidade, como por exemplo:
- resolver uma dor consistente;
- o destinatário ter poder financeiro;
- atuar num mercado em crescimento/renovação com potencial de mercado;
- mercado fácil de alcançar.
Assim, como também ficámos a saber quais os produtos de continuidade/subscrições que podem ser criados:
- produtos físicos;
- serviços;
- conhecimento;
- comunidade.
Em suma, a Inteligência Artificial, o Marketing Digital e a estratégia de Escada de Valor foram os pontos principais abordados no Webinar do InvoiceXpress com Ricardo Teixeira.
Reveja o webinar onde o orador e especialista em marketing digital, Ricardo Teixeira, partilhou ainda 7 ferramentas de inteligência artificial que ajudarão o seu negócio, entre elas, uma inovação apresentada em exclusivo neste webinar.
Para receber informações e participar em outros Webinars InvoiceXpress, inscreva-se na nossa newsletter e esteja atento aos canais sociais oficiais do InvoiceXpress.