Independentemente da sua ideia, da sua capacidade de reduzir custos de operação ou do percurso do seu negócio até agora, é quase inevitável que venha a precisar de angariar mais fundos para investir no crescimento do seu negócio.
Há várias formas de tirar alguma pressão das suas finanças, e mais do que uma forma de conseguir que o seu negócio angarie o capital necessário para passar ao próximo nível.
5 formas de conseguir investimento para o seu negócio
1. Falar com família e amigos
Esta pode ser a forma mais fácil e imediata de conseguir angariar fundos para o seu negócio. Fale com a sua família e amigos sobre as necessidades do seu negócio e decida se pretende apenas um empréstimo da parte deles ou se os quer acolher como investidores.
Um empréstimo pode ser o mais simples para ambas as partes e terá apenas que pagar o dinheiro de volta com juros. Já se se tornarem investidores, isso significa que as pessoas em questão terão uma participação no seu negócio, partilhando também os riscos do mesmo.
Num investimento pode conseguir mais dinheiro antecipadamente e, ao contrário de um empréstimo, não o pagará de volta. Neste caso, os investidores só receberão dinheiro se o seu negócio se tornar lucrativo.
Mas lembre-se, não tome uma abordagem demasiado casual com a sua família ou amigos. Faça uma apresentação adequada do seu negócio e informe-os sobre quando podem esperar recuperar o seu investimento, explicando os riscos.
2. Plataformas de financiamento
Estas plataformas tornaram-se muito populares entre investidores, e até bancos que procuram novas formas de aplicar o seu capital. Algumas das plataformas de investimento mais conhecidas são:
Mesmo que não use estas plataformas para angariar todo o dinheiro de que precisa, estas podem ser ferramentas poderosas para que o seu negócio ganhe visibilidade.
3. Participar em eventos da indústria
O sucesso dos negócios e angariação de fundos está muito relacionado com a sua visibilidade junto dos investidores certos. Por isso, participar em eventos da indústria é uma excelente maneira de conseguir encontrar novos investidores.
Tente descobrir quem irá participar nos eventos com antecedência e agende reuniões para tirar o máximo partido desses mesmos eventos. Alguns deles podem até ter noites de apresentação onde poderá ter a oportunidade de apresentar o seu negócio aos investidores que estejam presentes.
Procure participar em eventos como:
Para além disso, também pode participar em eventos mais pequenos e específicos para a sua indústria. Alguns exemplos são eventos desportivos, eventos de beneficência, festivais de cinema, etc. Nunca deixe de dedicar algum tempo ao desenvolvimento da sua rede de contactos.
4. Incubadoras e Aceleradoras de startups
As incubadoras ajudam empreendedores numa fase inicial dos seus negócios, desde a criação da ideia até ao início da validação. Já as aceleradoras de startups, trabalham com negócios que já estão num processo de crescimento.
Muitos dos programas de incubadoras e aceleradoras incluem acesso a fundos monetários para promover o desenvolvimento do negócio. Para além disto, também facilitam o contacto entre startups e possíveis investidores e também programas de mentoria para que os negócios tenham todo o apoio de que precisam para serem bem sucedidos.
Muitas destas organizações também têm dias de demonstração. Neste dia, é quando as startups que participam nestes programas se apresentam a uma multidão de investidores.
Ser aceite numa incubadora ou aceleradora de startups não é fácil, visto que todas estas vantagens fazem com que a concorrência seja alta. No entanto, receber fundos não é uma garantia. Muitos destes programas são pensados para ajudar os empreendedores a crescer os seus negócios através da mentoria e outros recursos para além do dinheiro.
5. Plataformas de crowdfunding
As plataformas de crowdfunding permitem aos empreendedores obter fundos online através de websites que se especializam no tipo de financiamento de que precisam. Existem diferentes tipos de financiamento e de plataformas de crowdfunding:
- Baseadas em recompensas: aqui são pedidas pequenas quantias de dinheiro aos participantes em troca de algum tipo de recompensa por parte da empresa, como terem acesso a um desconto significativo nos seus produtos ou serviços. O Kickstarter e Indiegogo são dois exemplos deste tipo de plataforma.
- Baseadas em donativos: aqui os participantes não esperam qualquer retorno em troca do seu dinheiro. O dinheiro angariado é normalmente usado para projetos que pretendem ajudar pessoas ou comunidades a superar desafios ao nível da saúde ou educação. O GoFundMe é um exemplo deste tipo de plataforma.
- Baseadas em empréstimos: estas plataformas facilitam a realização de empréstimos entre empreendedores que precisam de dinheiro e investidores que procuram soluções lucrativas onde aplicar o seu dinheiro. Aqui, os investidores receberão o seu dinheiro de volta em prestações mensais com juros. Assim, estes não têm nenhuma parte da empresa à qual emprestam os fundos. Esta situação é similar à de um empréstimo bancário, mas quem recebe o dinheiro irá pagar menos juros do que pagaria a um banco e quem empresta o dinheiro recebe mais juros do que numa conta poupança tradicional. No entanto, existem mais riscos, visto que o dinheiro emprestado não é protegido pelos estados ou pelos bancos centrais. O Lending Club e Prosper são dois exemplos deste tipo de plataformas.
- Baseadas em ações: aqui os investidores ficam com ações nas empresas em que investem. Isto significa que o dinheiro que investem não é recebido de volta em forma de prestações com juros, mas receberão parte dos lucros da empresa, equivalente às ações que detêm. A recompensa poderá ser maior mas também são investimentos mais arriscados, visto que não há qualquer garantia de retorno sobre o investimento feito. Um exemplo deste tipo de plataforma é o OurCrowd.
Não precisa de bloquear o seu negócio nem de desistir dele se chegar à altura de angariar fundos. Igualmente, também não precisa de assumir todo o risco sozinho, pondo o peso da evolução do seu negócio sobre as suas finanças.
Existem várias maneiras de angariar o dinheiro de que precisa. No entanto, este dinheiro não cai do céu e, para que consiga atingir os seus objetivos, irá precisar de:
- Uma ideia de negócio ou produto;
- Um plano de negócio com análises de mercado e/ou um protótipo do produto;
- Uma equipa com a formação necessária para levar a cabo o plano de negócio apresentado;
- Dados financeiros como o lucro até à data e custos de produção esperados.
Finalmente, para incentivar os investidores a apostarem em si e no seu negócio também irá precisar de dar alguma recompensa, vantagem ou contrapartida que compense o risco que estas pessoas estão a assumir ao investir em si.