Inês Caleiro é a designer e fundadora da GUAVA, uma marca de calçado portuguesa, cliente do InvoiceXpress. Depois de ter caminhado vencedora do Dream Award em Xangai, em Janeiro, aguarda agora o resultado da nomeação para Melhor Guarda Roupa no International Film Fest 2016, em Londres.
![GUAVA, a geometria do sucesso](/assets/blog/0216/guava-shoes.png “GUAVA, a geometria do sucesso”)
O ano de 2016 não podia ter começado da melhor maneira para a GUAVA. Em Janeiro, em Xangai, foi distinguida com o Dream Award, no concurso internacional de moda e design Fashion Crowd Challenge. Inês torna-se na primeira designer portuguesa a obter este galardão, dentro de um grupo de jovens criadores seleccionados por todo o mundo. E agora, em Fevereiro, está nomeada para a categoria de Melhor Guarda-Roupa no International Film Fest 2016, que está a decorrer em Londres. A nomeação vem no seguimento da participação da marca no filme The 21st Door, em que calçou as personagens principais:
“Fiquei radiante. Fazermos parte do guarda-roupa do filme The 21st Door e estarmos nomeados para a categoria de Melhor Guarda-Roupa é um momento extraordinário. Um mês depois de ter recebido o Dream Award em Xangai e agora fazer parte desta nomeação… é um sonho!” – partilha Inês Caleiro, em comunicado de imprensa.
![Inês Caleiro recebe o Dream Award em Xangai](/assets/blog/0216/dream-award.png “Inês Caleiro recebe o Dream Award em Xangai”)
Parabéns GUAVA! O sucesso dos nossos clientes faz-nos muito felizes e encontrámos, nesta ocasião, o momento perfeito para dar a conhecer mais um negócio de uma jovem empreendedora. E ninguém melhor do que a própria Inês Caleiro para nos revelar os planos geométricos em que se movem e inspiram desde há cinco anos.
# Como surgiu a GUAVA e o que diferencia o seu produto?
A GUAVA surgiu fruto da minha paixão pelo design. Depois da minha passagem pela marca Jimmy Choo em Londres, o bichinho do design de sapatos ficou, e de seguida nasceu a Guava. Acredito que o carinho que dedico à Guava é o maior motor da diferenciação, traduzindo-se nos saltos geométricos, que dão vida às minhas criações.
# O que a fez seguir a via do empreendedorismo e criar um negócio próprio?
Sempre tive um especial interesse em criar o meu próprio negócio. Na minha família quase todos criaram os seus próprios negócios – posso dizer que isso me está no sangue. O meu entusiasmo em criar um projecto com cunho pessoal sempre me entusiasmou, e mesmo quando era mais nova já criava pequenas jóias ou peças decorativas para vender entre amigos e família.
# Quais são as necessidades dos seus clientes e como é que as trabalham?
Os nossos clientes procuram, acima de tudo, uma experiência que alie a inovação ao tradicional, alinhavada com a excelência no serviço ao cliente. Isto está presente em tudo que fazemos.
![A GUAVA desenha sapatos e malas](/assets/blog/0216/guava-sapatos-malas.png “A GUAVA desenha sapatos e malas”)
# Se tivesse 1 milhão de euros para investir no seu negócio, o que é que faria?
Apostaria essencialmente em pessoas, sei que são quem faz a diferença!
# Não tendo 1 milhão de euros, como é que faz para desenvolver o negócio?
Nos dias de hoje ser-se empreendedor é saber encontrar as oportunidades onde ninguém acredita que elas podem existir, é aliar-se a quem acredita em nós e a quem nos complementa.
# Qual é o principal desafio, ou os principais desafios, que sente na gestão do seu negócio e que estratégias usa para o(s) superar?
Encontrar soluções para os desafios é a minha missão: seja no desenvolvimento de novos produtos, na procura de novas matérias-primas ou de novas oportunidades, etc. Num mundo cheio de oportunidades, o segredo para o sucesso é saber aproveitar as mais favoráveis.
# Como caracteriza o espírito empresarial em Portugal ao nível do empreendedorismo e da competitividade?
O empreendedorismo está cada vez mais orgulhosamente a crescer em Portugal. Fico extremamente feliz em ver nascer projectos e ideias de grande qualidade. Cada vez conheço mais jovens cheios de garra e ideias arrojadas, dispostos a lançarem-se no mundo dos negócios. A perseverança e a resiliência são valores essenciais ao empreendedorismo e Portugal está a criar, cada vez mais, bons exemplos destes valores.
# O que mudou na sua vida desde que tem um negócio próprio? Faria algo de diferente?
O dia-a-dia de ter um negócio próprio é cheio de dinâmica e surpresas, factores que me estimulam profundamente. Todos os dias surgem novos desafios que se transformam em motores de aprendizagem. Os percalços de caminho servem para o nosso crescimento e aprendizagem. O que aprendemos no percurso faz parte intrínseca do que somos no dia de hoje e é algo fundamental para o futuro.
# Que conselhos daria a quem se prepara para começar o seu próprio negócio?
Persistência e confiança. Acreditar no projecto que se tem pela frente e ir à luta.
# Como conheceu o InvoiceXpress? O que a fez escolher o nosso software de facturação?
Conheci o InvoiceXpress numa pesquisa online. Senti que era o software certo para as nossas necessidades; o facto de poder aceder em qualquer lugar com acesso à internet foi o factor decisivo para a escolha.
# O que destaca na utilização do InvoiceXpress? Como é que este programa é útil ao seu negócio?
Essencialmente poder ligar-me em qualquer lugar. O facto de estarmos constantemente em viagem e podermos, a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet, enviar uma factura a um cliente ou emitir um documento de transporte são, sem dúvidas, factores de extrema importância para os empreendedores do futuro.
Resta-nos deixar o convite para lerem mais sobre a história da GUAVA no site da marca e conhecerem as colecções também na loja online.
Para acompanhar as novidades podem também seguir os perfis de Facebook e Instagram.