O que é o fundo de maneio de uma empresa?

O fundo de maneio é imprescindível para que qualquer empresa consiga garantir a sua liquidez a curto prazo. A correta gestão deste fundo permite manter um equilíbrio saudável entre a faturação de um negócio e os seus custos.
O fundo de maneio é imprescindível para que qualquer empresa consiga garantir a sua liquidez a curto prazo. A correta gestão deste fundo permite manter um equilíbrio saudável entre a faturação de um negócio e os seus custos.

Qualquer negócio que não reconheça a importância do fundo de maneio corre o risco de ser obrigado a fechar a sua atividade, assim que se depara com algum imprevisto. É a falta ou má gestão deste fundo que leva muitas micro, pequenas e médias empresas a declararem falência.

O fundo de maneio não só é um excelente reflexo dos custos operacionais da empresa que apoia no aumento da eficiência de produção, como também ajuda a garantir a liquidez das empresas em momentos de instabilidade.

O que é o fundo de maneio e qual a sua importância?

O fundo de maneio é o montante que uma empresa tem disponível de forma a assegurar as suas operações no curto prazo. Ou seja, reflete a capacidade de uma empresa financiar o seu ciclo de produção ou, por outras palavras, a sua capacidade de gerar dinheiro.

Quando bem gerido, este valor age como uma reserva financeira da empresa de forma a prevenir e minimizar quaisquer imprevistos e falhas na tesouraria que possam ocorrer devido a problemas no mercado, atrasos nos pagamentos dos clientes ou a cobrir quaisquer pagamentos antecipados a fornecedores. Ele permite que as empresas enfrentem situações de emergência sem terem de abrir falência.

Para além disso, o fundo de maneio também tem um papel importante na análise interna de uma empresa. Isto porque reflete de forma muito clara qual é o custo e eficiência das suas operações diárias e também qual o estado financeiro atual da empresa a curto prazo.

Fundo de maneio: como calcular?

A fórmula usada para calcular o fundo de maneio de uma empresa é  a seguinte:

Fundo de maneio = Ativo corrente – Passivo corrente

O ativo corrente são todos os valores que uma empresa espera receber no curto prazo. Aqui entram valores como dívidas de clientes, disponibilidade de caixa (ou seja, dinheiro físico em caixa, valores em contas bancárias, contas poupança, etc.) e existências (ou seja, produtos em stock que foram adquiridos ou produzidos pela empresa e que se destinam à produção, venda ou consumo).

O passivo corrente são todos os valores que uma empresa tem de pagar nesse mesmo período de tempo. Aqui entram valores como as dívidas a fornecedores, pagamentos de salários, impostos e empréstimos ao banco.

A aplicação desta fórmula tem dois resultados possíveis:

  • Valor positivo: isto acontece se o ativo corrente for superior ao passivo corrente e significa que a empresa tem mais dinheiro a entrar do que a sair a curto prazo. Este é o objetivo que todas as empresas devem querer atingir.
  • Valor nulo ou negativo: isto acontece se o ativo corrente for igual ou inferior ao passivo corrente e significa que a empresa tem mais dinheiro a sair do que a entrar a curto prazo. Neste caso, a empresa apresenta um desequilíbrio e é preciso tomar ações de forma a aumentar o ativo corrente. Isto pode ser feito através da liquidação de bens patrimoniais de forma a aumentar a disponibilidade de caixa.

Assim, o fundo de maneio reflete a saúde financeira da empresa e permite saber se esta tem ou terá fundos suficientes para manter o exercício da sua atividade. Este valor será diferente consoante as necessidades específicas de cada empresa.

Mesmo dentro de uma única empresa, este valor pode variar ao longo do ano.

8 dicas para fazer uma gestão eficiente do fundo de maneio

A má gestão do fundo de maneio está por trás da falência de muitas micro, pequenas e médias empresas, já que isso as leva à falta de liquidez em momentos de crise. Por isso, saber fazer uma gestão eficiente do fundo de maneio é uma tarefa de contabilidade essencial.

Para fazer uma boa gestão do fundo de maneio de forma simples e eficaz, é preciso atuar nos seguintes níveis:

  • Recebimentos de clientes: quanto menos tempo demorar a cobrar uma dívida a um cliente, menor terá de ser o seu fundo de maneio. Por isso, deve ter prazos de cobrança curtos. Espreite este nosso artigo para descobrir 5 regras para o ajudar a evitar pagamentos em atraso;
  • Pagamentos a fornecedores: quanto mais alargados forem os prazos de pagamento dos seus fornecedores, menor terá de ser o seu fundo de maneio. Por isso, deve tentar ter prazos de cobrança mais alargados;
  • Quantidades em stock: o ideal seria ter apenas a matéria-prima e bens na quantidade estritamente necessária para evitar ter dinheiro parado em stock e garantir que apenas tem em stock produtos que sabe que serão vendidos.

Assim, alguns exemplos de medidas que pode tomar para uma melhor gestão do seu fundo de maneio são:

  1. Comunicar de forma clara quais são os seus prazos de pagamentos no momento de entrega do orçamento. Garanta que essa e quaisquer outras condições estão bem descritas no contrato ou fatura para evitar incumprimentos por parte dos seus clientes;
  2. Oferecer um desconto a clientes que optem pelo pronto pagamento de forma a reduzir ainda mais os seus prazos de recebimento;
  3. Ter um processo de emissão de faturas bem instituído para que não haja atrasos no envio de faturas e, consequentemente, no pagamentos dos clientes. Utilizar o InvoiceXpressprograma de faturação certificado que lhe permite automatizar a sua faturação, para emitir e enviar faturas em segundos é meio caminho andado para uma boa saúde financeira da sua empresa;
  4. Negociar prazos de pagamento mais alargados. Muitas vezes, pequenas empresas têm dificuldades neste ponto quando negoceiam com grandes fornecedores, portanto procure negociar com fornecedores que também sejam pequenas empresas;
  5. Por outro lado, se tiver essa disponibilidade, também pode tentar negociar um desconto em troca de pronto pagamento a fornecedores, reduzindo os seus custos;
  6. No entanto, alguns fornecedores apenas aplicam descontos a encomendas com quantidades mínimas que, mesmo assim, podem ser superiores às suas necessidades de produção. Por isso, é preciso garantir que o desconto na encomenda compensa o custo acrescido na manutenção e gestão de stock;
  7. Outra forma de aproveitar os descontos dos fornecedores sem aumentar os custos de armazenamento é reduzindo o seu stock de produto acabado;
  8. Implementar um método de gestão de stock que seja adequado à sua atividade, que permita o armazenamento de uma quantidade mínima de matéria-prima e produtos acabados sem comprometer a sua resposta à procura.



O cálculo do fundo de maneio não é mais do que a aplicação de uma fórmula simples. O problema está em conseguir fazer uma gestão eficiente deste fundo e é aqui que muitas empresas falham, obrigando-as a abrir falência devido à sua falta de liquidez.

Uma boa gestão deste fundo não se prende apenas com controlo da faturação e recolha de pagamentos de clientes. Também há muito que se pode fazer na relação com os fornecedores e gestão de stock, que ajudam a garantir que a empresa tem uma atividade sustentável.

Picture of Beatriz Abreu Peixoto

Beatriz Abreu Peixoto

A Beatriz ajuda empresas e pequenos negócios através da criação de conteúdo escrito informativo e otimizado para os motores de busca. Quando não está a escrever, adora passar tempo com a sua filha de quatro patas, a Phoebe.

Artigos relacionados:

Curso

CURSO GRATUITO

Curso Gratuito de Faturação para Empreendedores. Inscreva-se já!

INVOICEXPRESS

Emita facturas em segundos e sem complicações Veja a apresentação.

Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.