Facturação electrónica vai ser obrigatória

O Governo já entregou a proposta de Orçamento de Estado de 2012. Incluída nesta proposta, está a previsão da criação de um regime de facturação electrónica obrigatório.

O Governo já entregou a proposta de Orçamento de Estado de 2012. Incluída nesta proposta, está a previsão da criação de um regime de facturação electrónica obrigatório.

Esta iniciativa deverá estar completamente implementada até ao final do próximo ano e tem como objectivo promover o uso de faturas electrónicas, contudo não será aplicada a todos os sectores (ainda são desconhecidos a quais se aplicará).

A intenção é de combater a evasão fiscal e a redução da concorrência desleal. O primeiro passo para este objectivo será a nova dedução que vai tornar possível que contribuintes possam recuperar até 5% do que pagaram de IVA.

Na proposta, o Governo incluiu um pedido de autorização legislativa que sendo autorizado lhe permite avançar com estas novas regras. Tudo indica que o sistema será similar ao sistema já existente para os Recibos Verdes usado pelos profissionais liberais através da plataforma electrónica do Portal das Finanças. Deste modo, as Finanças terão acesso directo e ao minuto de toda a facturação electrónica.

Poderei continuar a utilizar o InvoiceXpress?
: Quando esta medida entrar em efeito, o Governo já terá disponibilizado a API (Application Program Interface), de modo a permitir que o InvoiceXpress comunique com o Portal das Finanças, tornando assim possível continuar com a sua faturação simples e fácil dentro da nossa aplicação.

———————————————

Encontrei este blog, mas ainda não uso o InvoiceXpress.
: Aceda já a http://invoicexpress.com e experimente grátis, durante 30 dias, sem qualquer compromisso e restrição, o nosso software de facturação online.

———————————————

O que é uma factura electrónica?
: A factura electrónica é o mesmo documento comercial que uma factura regular, mas reduzido a um formato electrónico, isto é, “desmaterializado”. A factura electrónica tem o mesmo valor que a factura em papel, desde que contenha as menções obrigatórias para qualquer factura, e satisfaça as condições exigidas na legislação para garantir a autenticidade da sua origem e a integridade do seu conteúdo.

fonte: UMIC

Picture of Rui Pedro Alves

Rui Pedro Alves

Fundador do InvoiceXpress, é estratega a full-time e procura sempre ser mais líder do que chefe. Quando não está a viajar pelo mundo, não consegue largar o seu Algarve.

Artigos relacionados:

Curso

CURSO GRATUITO

Curso Gratuito de Faturação para Empreendedores. Inscreva-se já!

INVOICEXPRESS

Emita facturas em segundos e sem complicações Veja a apresentação.

Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.