7 estratégias para vencer no digital em 2023

Se mais de 8 milhões de portugueses estão na internet, é lá que o seu negócio vai querer estar também. Por isso, apresentamos 7 estratégias principais a implementar para vender mais online.
7 estratégias para vencer no digital em 2023 - Se mais de 8 milhões de portugueses estão na internet, é lá que o seu negócio vai querer estar também. Por isso, apresentamos 7 estratégias principais a implementar para vender mais online.

Os portugueses continuam ligados e a usar a internet nas mais variadas vertentes.

Segundo o relatório sobre o digital em Portugal, mais de 8 milhões de portugueses (8,73%) utilizam a internet, maioritariamente através do telemóvel – e tem vindo a crescer –  em que 8,05 milhões utiliza regularmente as redes sociais

O tempo passado online é de quase 8 horas. Perante este cenário, é importante marcar presença online, no entanto é também importante saber o que fazer, onde investir as suas estratégias de Marketing Digital e como vender no digital. Não há como voltar atrás.

Se o tempo investido em 2022 para ouvir música, rádio online ou podcasts, aumentou, pode significar que a tendência do digital para 2023 será crescer nestes meios.

Contudo, o vídeo continua a ser rei. Para além disso, aquilo que os utilizadores mais fazem na internet é procurar informação (80,5%), pesquisar como fazer alguma coisa (68,6%), acompanhar notícias e acontecimentos da atualidade (67,3%), contactar com amigos e família (66,1%), procurar novas ideias e inspiração (61,3%), entre outras atividades.

Então, as redes sociais continuam a ser ótimas ferramentas para chegar ao seu público-alvo, para depois o atrair para outras páginas-âncora, como um website ou uma landing page. Os números impressionam: 47,1% usa as redes sociais para saber mais sobre marcas ou produtos.

À semelhança do ano passado, as redes mais usadas continuam a ser o Facebook e o Instagram. O TikTok, a rede social sensação durante a pandemia, continua a crescer, mas o seu impacto não vai além dos 37,1% dos utilizadores portugueses.

Ofereça informação, ensine a fazer alguma coisa, partilhe notícias ou ideias. E, claro, pense primeiro mobile, ou seja, tudo otimizado e adaptado para funcionar de forma excelente no telemóvel. Só para ter uma ideia da sua importância, no início de 2023, eram 17.54 milhões os acessos à internet via telemóvel e essas ligações têm vindo a crescer.

Para obter um retrato fiel do digital em 2022 e descobrir os dados do digital em Portugal para 2023, consulte os relatórios que publicámos no nosso blog, assim como vai o uso da internet no mundo.

Atualmente, os relatórios não refletem ainda as mudanças que começaram este ano a impactar os portugueses, como é o caso da Netflix e a restrição à partilha de contas e respetivas mudanças, como dá conta a imprensa um pouco por todo o lado. No entanto, a tendência do digital para 2023 continua a ser o consumo de TV online ou vídeo, mas precisamos aguardar para ver em que plataformas será mais interessante apostar.

O CHATGPT também tem dado que falar. Como usar a inteligência artificial no seu negócio e, ao mesmo tempo, manter a autenticidade da comunicação com o seu público-alvo será o desafio. Como em tudo, é importante perceber qual o potencial das novas ferramentas que vão surgindo e ir observando a sua evolução.

Em relação ao artigo do EXPRESSO, “se é jornalista, músico, arquiteto, marketeer, rececionista ou professor, aprenda a lidar com o ChatGPT (artigo para assinantes), podemos acrescentar “se é empreendedor digital ou líder de um negócio saiba que melhor partido pode tirar desta ferramenta de inteligência artificial”.

Este assunto não é de agora. Veja, por exemplo, quais as 5 vantagens de utilizar um chatbot.

Com base na informação que temos ao nosso dispor, apresentamos propostas para aumentar a sua faturação através do seu negócio digital ou tradicional

Já sabemos que ficar de fora do online não é solução.

7 Estratégias para implementar no digital em 2023

1. Estratégia e visão 360

A estratégia integrada foi algo que abordámos no ano passado. E continua a ser a mãe de todas as estratégias. Pensar global, omnicanal, integrando a comunicação e meios é o caminho.

Por exemplo, estar nas redes sociais, para vender ou relacionar-se com o seu cliente, vender na sua própria loja online ou via marketplace, entre muitas outras estratégias. Integre a loja tradicional com a loja online, com o seu website e com todas as plataformas de venda.

Recordamos que nas quase 8 horas que os utilizadores passam online, 60% procura informação sobre produtos ou marcas. Podem encontrar essa informação nas redes sociais (47,1%), em aplicativos de reconhecimento de imagens (30,8%), ou em ferramentas de tradução (38,5%).

A cada semana, 44,8% dos utilizadores fizeram uma compra online de artigos de moda, equipamentos eletrónicos, itens pessoais e para cuidar da casa, brinquedos, mobília, entre outros. Mas também em serviço de TV, vídeo ou música.

Esteja atento aos comparadores de preços, pois a sua utilização é também uma tendência. Procure saber onde o seu cliente-alvo está e chegue até ele.

Uma boa plataforma de CRM ajudará a criar uma estratégia digital mais transversal: veja 10 motivos porque deve investir numa plataforma de Customer Relashionship Management.

2.  Apostar no e-commerce

Existe um top3 de influenciadores numa compra que abordámos no relatório digital 2023. E eles são: Entrega gratuita, cupões de desconto, checkout simplificado. Procure melhorá-los continuamente.

Sabemos que, por vezes, não conseguimos retirar areias da engrenagem do processo de compra, mas o objetivo deverá ser sempre facilitar a vida ao cliente, e, ao mesmo tempo, dar-lhe aquilo que ele valoriza.

Comece passo-a-passo a trabalhar cada ponto. Inspire-se nestes artigo que preparámos para si:

3. Usar a prova social

Já que identificámos a importância das redes sociais, esteja atento às críticas online dos clientes ou não clientes, aos gostos e comentários nas redes sociais, nas suas e nas da concorrência.

Analise a forma como a influência de terceiros pode influenciar positiva (ou negativamente) os seus potenciais clientes em relação à sua marca. Atue.

Se essas opiniões forem decisivas para fechar uma compra, então:

  • Transforme as críticas em pontos fortes, melhorando o seu serviço;
  • Aproveite os pontos fracos da concorrência, torne-os excelentes no seu serviço e marque a diferença
  • Nutra a sua comunidade online e responda sempre a qualquer crítica ou comentário.

Use, inclusive, depoimentos ou comentários de clientes satisfeitos deixados nas redes sociais para potencializar a imagem do seu negócio no mercado.

4. Pense mobile e seja criativo

Esta estratégia é também basilar. Sabendo que o acesso à internet via telemóvel aumentou 7,2% no ano passado, pensar mobile é um investimento necessário. Ser criativo em mobile poderá ser: usar a realidade aumentada, cruzar o digital com a loja física através de mobile (QR code, meios de pagamento, experiências imersivas de produtos ou serviços), facilitar a compra online, oferecer algo na App, etc. Vá testando.

Se sabemos que as redes sociais são acedidas maioritariamente via telemóvel, para, por exemplo, estar em contacto com família e amigos (61,4%), assim como procurar inspiração sobre o que fazer ou comprar (por 34,5% dos utilizadores), seja também criativo nestas plataformas.

Se os utilizadores estão familiarizados com as redes sociais Facebook Messenger ou Whatsapp (a mais usada por 87,8% dos utilizadores portugueses) através do telemóvel, então faça anúncios ou use estas ferramentas para se comunicar com os seus clientes.

5. Continue a aposta em anúncios nas redes sociais

Apostar em anúncios nas redes sociais é obrigatório e faz aumentar a faturação. Através deles pode chegar a um público potencial de 5.90 milhões de utilizadores no Facebook ou a 5.30 milhões no Instagram. Aliás, se não o fizer, arrisca-se a comunicar com o seu umbigo, já que o alcance orgânico tem diminuído

A plataforma de vídeos Youtube tem vindo a crescer – já o verificámos no ano passado e continua este ano -, por isso a publicação de conteúdo e investimentos em anúncios nesta plataforma deverá também ser incluída na sua estratégia de marketing digital para 2023. 

Vale a pena equacionar a presença e investimento no TikTok já que, apesar de impactar menos público, face ao Facebook ou Instagram, tem revelado um crescimento interessante. Só no ano passado impactou mais 14,5% de pessoas através dos seus anúncios do que em 2021.

Já a rede visual Pinterest, que estava no top 3 no relatório digital 2022, deixou-se ultrapassar, caindo para a 6ª posição, daí que é importante equacionar o seu investimento nesta rede.

Saiba como chegar mais longe com anúncios:
Facebook & Instagram ads: chegar mais longe e às pessoas certas

Ou explore uma das redes sociais que mais cresce:
TikTok: como aproveitar o seu potencial para vender 

Nota: represente a sua audiência nos anúncios e restante conteúdo para ir ao encontro das expectativas do consumidor.

6. Motive o “passa-a-palavra” – WhatsApp e Messenger 

O velhinho passa-a-palavra continua a ser uma ferramenta muito útil para qualquer negócio. Com o advento do digital, o espalhar da palavra passou a acontecer online e a ter impacto significativo nos negócios.

Já mencionamos aqui, mas voltamos a lembrar: o WhatsApp é a rede mais usada pelos portugueses (87,8% dos utilizadores) e o Facebook Messenger está na 4ª posição com 71,6% dos portugueses a utilizar este canal.

Seja criativo na publicidade que dirige para o Messenger, para se tornar viral. Além disso, em qualquer meio onde o seu negócio esteja presente, facilite a partilha para o Whatsapp, ou incentive aqueles que já são clientes, a falar da sua marca, a partilhar. Esta estratégia tem muito poder.

Inclua influenciadores na sua estratégia de vendas:
– Marketing de influência: o que é e como utilizar para fazer a sua marca crescer.

7. Disponibilize conteúdo gratuito e pago

Aquilo que se constatou no estudo sobre as tendências do digital em Portugal, em 2022 e em 2023, é que os portugueses utilizam a internet para:

  • Procurar informação, 
  • Pesquisar como fazer qualquer coisa, 
  • Acompanhar notícias e acontecimentos de atualidade, 
  • Comunicar com amigos e família, 
  • Procurar ideias e inspiração, 
  • Ouvir música, 
  • Etc.

Dê ao seu cliente-alvo aquilo que ele quer – informação ou como fazer algo, por exemplo, de forma gratuita, para os atrair até à sua marca, disponibilizando esse conteúdo de acordo com estratégias de marketing de conteúdo e SEO. Nunca esquecendo a música, o vídeo e o Youtube.

Depois, disponibilize também conteúdo pago, subscrições, infoprodutos, etc.

Conheça o modelo AIDA para a produção de conteúdos:
Marketing de conteúdo: 7 motivos para aplicar à sua estratégia de vendas

Ou utilize conteúdo interativo:
Saiba como utilizar conteúdo interativo para otimizar a sua estratégia de conteúdo

Aventure-se a vender conteúdos:
Infoprodutos: aprenda como criar e lucrar com isso


Estas 7 estratégias que partilhamos neste artigo apenas indicam caminhos para ajudar a definir o seu plano de marketing digital para 2023.

Utilize também o InvoiceXpress, software de faturação online certificado, como aliado no negócio já que a faturação é simplificada e o programa está em constante atualização.

Por exemplo, com o InvoiceXpress torna-se simples integrar e automatizar a sua faturação com lojas online, através dos diversos plugins disponíveis ou da nossa API – interface de comunicação.

Picture of Sandra M. Gomes

Sandra M. Gomes

A Sandra é entusiasta de comunicação, com formação em diversas áreas. Depois do jornalismo dedicou-se à produção de conteúdo digital e no papel. É dedicada ao trabalho, preocupada com o ambiente e apaixonada por gatos.

Artigos relacionados:

Curso

CURSO GRATUITO

Curso Gratuito de Faturação para Empreendedores. Inscreva-se já!

INVOICEXPRESS

Emita facturas em segundos e sem complicações Veja a apresentação.

Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.