Com 85% da população portuguesa a usar a internet, ou seja, 8 milhões e meio de pessoas, investindo cerca de 8 horas diárias do seu tempo a navegar, estar fora do digital não é opção. Por isso, investir no seu projeto online em 2022 é a estratégia mais sensata para o seu negócio.
Mas, pense bem de que forma quer estar online, pois aquilo que os portugueses mais consomem é informação (82,4%), saber fazer qualquer coisa (71%) e comunicar com amigos e família (70,2%) e não só.
As redes sociais são ótimas ferramentas para chegar ao seu público-alvo, mas as favoritas em Portugal continuam a ser o Instagram e o Facebook. O relatório digital 2022 sobre Portugal revela outros dados e informações úteis.
Globalmente, em todo o mundo, 3.78 mil milhões de pessoas fazem compras online, portanto ter um negócio de e-commerce poderá fazer muito sentido. Se é esse o caminho que quer para o seu negócio, descarregue o nosso ebook gratuito sobre Como Criar uma Loja Online em 5 Passos, para o ajudar a começar
Sete em cada 10 utilizadores pagam para obter conteúdo digital. O fenómeno Netflix ou Spotify diz-lhe alguma coisa?
Estes são dados apresentados no relatório global sobre o digital para 2022. Este estudo indica ainda que os utilizadores ativos em cada mês estão, em primeiro, no Facebook, depois no Youtube, seguindo-se o Whatsapp, Instagram e Tik Tok.
O pensamento estratégico nos projetos de empreendedorismo digital deve ir além das ações singulares aplicadas a cada meio ou plataforma online. As ações podem ser inúmeras, ou seja, tantas quanto a tipologia de negócios existente. No entanto, as estratégias que agora apresentamos serão elementares para qualquer projeto online.
8 ações vencedoras para implementar no digital em 2022
1. Pense em estratégia integrada
Live commerce, redes sociais, entretenimento e lojas online vão andar de mão dada. Pense a sua estratégia de forma integrada. As trocas comerciais acontecem dentro das redes sociais (social commerce).
As áreas que geram mais trocas comerciais são a eletrónica, a moda, o mobiliário, os brinquedos, os passatempos, itens pessoais e para cuidar da casa, a comida e bebida (as compras de supermercado registam maior crescimento).
Por isso, se quer abrir uma loja online, mas não sabe em que área, pode optar por uma destas, no entanto, serão também setores com bastante concorrência.
Estes artigos poderão ajudar:
– Marketplaces – vantagens e desvantagens para o seu negócio
– Facebook Marketplace: vantagens e dicas para aumentar as vendas
– Instagram shopping: aprenda a vender pela sua loja no Instagram
– Social media marketing: Estratégias de vendas através das redes sociais
2. Pense mobile e seja criativo
Sabendo que o acesso à internet é feito, maioritariamente, via telemóvel por 93,75% dos utilizadores portugueses, pensar mobile é pensar no presente. Ainda hoje se veem sites que não são mobile, ou que pouco partido tiram da criatividade em mobile.
Com cada vez melhores ligações à internet e smartphones mais capazes e acessíveis, as experiências imersivas, como a Realidade Aumentada (RA) e os mundos virtuais, vão estar cada vez mais presentes. Arrisque e explore.
Veja quais as vantagens da RA para o seu negócio:
– Como pode a realidade aumentada potenciar as suas vendas?
3. Aposte em anúncios nas redes sociais
Apesar dos custos estarem mais elevados, a publicidade nas redes sociais é eficaz (até porque o alcance orgânico e a taxa de interação já não são o que eram).
Segundo o relatório global para o digital em 2022, um em cada 4 utilizadores da internet (27,6%) descobre novas marcas, produtos ou serviços através de anúncios nas redes sociais. Fique a saber que o Instagram, o TikTok e o Youtube são as redes que verificaram maior crescimento.
Por exemplo, no Instagram, 8000 milhões de utilizadores são impactados com anúncios na secção Explorar. Normalmente, estão à procura de novos conteúdos, ideias ou inspiração e pode ser uma boa oportunidade para o seu projeto quando está a lançar algo novo.
Já o Youtube está no topo quanto aos utilizadores impactados (84%), com base na audiência dos anúncios. Pense nisto, ponha o gestor de anúncios a funcionar.
Saiba como chegar mais longe com anúncios:
– Facebook & Instagram ads: chegar mais longe e às pessoas certas
4. Explore outras redes sociais
O estudo relativo às tendências do digital em Portugal indica que o Facebook é a rede que mais tráfego atrai, no entanto, o Pinterest também se encontra neste top 3, acima do Instagram (que tem uma política de inserção de links externos mais restritiva).
Então, explore esta rede social visual se o seu negócio beneficiar com isso. Esta rede é usada por 20% da população portuguesa, maioritariamente mulheres. O Tik Tok tem registado crescimento, por isso, mesmo que não queira dançar, saiba que é possível usar e abusar desta rede de outras formas. Por exemplo, crie um avatar. Mas, o que é importante nesta rede é manter-se sempre a par das tendências para criar ou recriar a partir delas.
5. Represente a sua audiência
Para resolver o problema de 7,3% das pessoas que não se identificam com os anúncios, em todo o mundo, procure conhecer bem a sua audiência para a melhor representar nos anúncios, assim como os seus sonhos e expectativas. As redes sociais são uma ótima fonte de informação neste aspeto.
6. Motive o “passa-a-palavra”
O velhinho passa-a-palavra funciona muito bem, mas no digital assume proporções diferentes, por isso aos responsáveis de marketing resta encontrarem a fórmula para motivar o espalhar de palavra, em especial para grupos no Whatsapp ou Telegram. Pense em criar conteúdo com potencial viral ou que apele às emoções. Crie parcerias com micro influencers do seu nicho.
Inclua influenciadores na sua estratégia de vendas:
– Marketing de influência: o que é e como utilizar para fazer a sua marca crescer.
7. Disponibilize conteúdo gratuito
Aquilo que se constatou no estudo sobre as tendências do digital em Portugal, é que os portugueses utilizam a internet para:
- Procurar informação,
- Pesquisar como fazer qualquer coisa,
- Comunicar com amigos e família,
- Acompanhar notícias e acontecimentos de atualidade,
- Ouvir música,
- Procurar ideias e inspiração,
- Pesquisar sobre marcas,
- Procurar destinos e viagens,
- Ocupar o tempo livre, etc.
Então, trabalhe a sua estratégia de Marketing de Conteúdo e SEO, adequando a missão e valores da sua empresa a esta tendência. Disponibilize conteúdo gratuito, seja para informar, ensinar ou inspirar.
Conheça o modelo AIDA para a produção de conteúdos:
– Marketing de conteúdo: 7 motivos para aplicar à sua estratégia de vendas
8. Aposte em conteúdo pago
Os utilizadores têm maior apetência por conteúdo pago ou downloads pagos, em que se incluem jogos vídeo, vídeo, música.
Por exemplo, no Youtube a música tem grande importância. Os termos mais pesquisados estão relacionados com a música, assim como os canais mais subscritos ou os vídeos mais vistos estão relacionados com música. Aproveite esta tendência e crie conteúdo digital pago.
Ainda tem dúvidas dos benefícios do digital no seu negócio? Então, olhe apenas para este quadro:
Interações | Com uma marca |
44,2% | Visitou um site |
24,8% | Viu um vídeo de uma marca |
23,2% | Seguiu uma marca nas redes sociais |
21% | Visitou uma rede social de uma marca |
4 em cada 10 utilizadores | Dizem que visitam as redes sociais para pesquisar marcas e produtos que pensam comprar. |
Existe um antes e um depois da pandemia em diversos aspetos. No digital, as mudanças foram significativas e não há volta atrás. Pelo contrário, o caminho é para a frente e sempre a crescer.
Por este motivo, o InvoiceXpress, software de faturação online certificado, está continuamente a acompanhar a evolução desde há anos.
Com o InvoiceXpress torna-se simples integrar o programa de faturação com lojas online, através dos diversos plugins disponíveis ou da nossa API – interface de comunicação. Adicionalmente, a nossa faturação multimoeda e multilingue permite internacionalizar o negócio e investir em mercados promissores.