Instagram: que métricas importam para o seu negócio?

Interações, alcance, dados demográficos, visitas ao perfil. Já todos ouvimos falar destas métricas no Instagram, mas muitas vezes não sabemos o que significam ou que importância têm para o negócio. Saiba a que dados deve estar atento caso a sua empresa esteja presente nesta rede social.
As métricas do Instagram que deve analisar regularmente para o sucesso do seu negócio

É comum associar o Instagram a bonitas imagens e filtros que nos remetem para outros tempos. Visuais arrojados, reels, boomerangs, gifs e vídeo. Uma plataforma que, nos seus primeiros tempos, entusiasmou amantes de fotografia, design e arquitetura, rapidamente se democratizou, sendo nos dias de hoje algo completamente diferente da sua origem: tanto a nível pessoal como profissional. É, aliás, aqui que nos interessa ficar.

As marcas, naturalmente, viram aqui um filão interminável para comunicar os seus serviços e valências: apesar de o alcance orgânico ter diminuído bastante ao longo dos anos, a aposta em anúncios permitiu colocar as empresas no feed dos utilizadores do Instagram.

Atualmente, é difícil — ou quase impossível — navegar nesta rede social sem ser impactado com as mais diversas formas de publicidade. Ainda assim, estas, não raras vezes, são feitas sem uma análise de dados do conteúdo publicado. Por outras palavras: ignoram-se os seus resultados, sendo cozinhada, quando muito, uma avaliação básica sustentada em Gostos e alguns Comentários e Partilhas.

Esta longa introdução traz-nos onde queremos chegar: encontrar, selecionar e analisar as métricas certas no Instagram são passos fundamentais para o sucesso do seu negócio, nomeadamente, se este tiver uma componente online marcadamente vincada.

Continue aqui: mostraremos, nas próximas linhas, que métricas são relevantes monitorizar.

As Estatísticas do Instagram

O primeiro passo é chegar às Estatísticas do Instagram. Caso tenha uma conta profissional — essencial para qualquer negócio — esta opção estará visível na página de apresentação da marca. Regra geral, aparece como “Estatísticas”, mas existem versões da rede social com o termo em inglês: “Insights”. Seja qual for, é aqui que tem de entrar.

Aqui chegados, o menu apresenta-nos vários caminhos, além do período que pretendemos analisar: Contas Alcançadas, Número Total de Seguidores ou Contas com Interação. Clicando em cada uma delas, abre-se-nos um mundo de números, percentagens e demográficos. Agora, necessitamos saber que informação é mais relevante extrair para uma completa análise aos resultados do nosso trabalho nesta plataforma online.

Instagram: Quem vê o seu conteúdo?

A resposta a esta pergunta pode surpreender quando, ao clicarmos em Contas Alcançadas, damos conta que não estamos a atingir as pessoas que mais se interessam pelo negócio. Ou, dando um exemplo diferente: as nossas publicações têm como alvo preferencial um público feminino que vive na Grande Lisboa, porém, o que nos mostram os dados recolhidos é que a maioria dos nossos seguidores no Instagram são homens e vivem fora da capital. Algo está profundamente errado, portanto.

Estes são exemplos práticos que nos explicam a importância de uma análise pormenorizada das métricas do Instagram: sem que o saibamos, podemos estar a gastar recursos — financeiros e humanos — em vão, afetando apenas quem tem qualquer interesse pelos serviços prestados pela sua empresa.

Em suma, tenha em atenção estes tópicos:

– Faixa Etária;
– Género;
– Principais Localizações (cidade ou país).

Quem segue a sua página no Instagram?

No seguimento da questão acima, surge outra, ligeiramente diferente: quem são os nossos seguidores? — não aqueles que os nossos anúncios atingem. Para chegar aqui, basta clicar em Número Total de Seguidores

Escolhendo novamente o período temporal em análise — canto superior esquerdo do ecrã — conseguimos avaliar o comportamento de quem segue o negócio: o crescimento ou não do número de fãs, bem como a localização, faixa etária e género. Uma radiografia completa que nos permite traçar, de forma milimétrica, quem realmente tem interesse pelo que tem a oferecer.

A fechar este dashboard, temos uma outra métrica bastante relevante: Alturas de Maior Atividade, dividida pelas horas e dias da semana. Esta é uma forma de saber a que horas a sua comunidade está online e, com isso, os momentos ideais para publicar os conteúdos: as melhores horas do dia e os melhores dias da semana.

O Alcance e as Visitas ao Perfil

Estas são, provavelmente, das métricas mais relevantes do Instagram. No primeiro caso — Alcance — indica a quantidade de perfis que foram impactados com os conteúdos publicados: como um todo ou num determinado post. Neste último, nomeadamente se o investimento tiver sido sensivelmente o mesmo na maioria das publicações, trata-se de um dado que mostra, com alguma clareza, que criatividades funcionam melhor.

E como encontrar estes números? O Alcance Total é encontrado em Contas Alcançadas. Depois, mais uma vez, basta selecionar o período em questão. Continuando para baixo, irá vislumbrar os números relativos aos posts e stories publicados —que se fazem acompanhar de miniaturas das criatividades daquelas publicações.

Mais um pouco para baixo, ainda na mesmo dashboard, encontrará um tópico com o nome Visitas ao Perfil. Se o seu objetivo passar por levar pessoas a visitarem o perfil da sua página, este é um dado a ter em conta. Ainda aqui, terá a variação percentual relativa ao período em análise, o que permitirá fazer uma comparação mais detalhada: se aumentaram, se diminuíram e porquê.

As Interações

Sim, apesar de, no início deste texto, termos afirmado que uma análise à performance de uma página do Instagram não se deve cingir às Interações, estas devem, no entanto, ser alvo da sua atenção.

Para aqui chegar deve clicar em Contas com Interação, que, logo no menu inicial, já revela o número total e a variação percentual face ao período anterior. Aberto este segmento, percebemos em que localidades se registaram mais interações, bem como os países, género e faixa etária. Ficará também a saber se quem interagiu com o seu conteúdo é ou não seguidor da sua página.

Estas métricas são válidas para as diferentes tipologias de conteúdo: posts para o feed, reels, stories ou vídeos. Permitem uma análise à lupa do que resulta melhor para o seu negócio, evitando que a sua presença no Instagram seja meramente institucional, sem propósito.


Um estudo cuidado e regular, de 15 em 15 dias ou mensal, destes dados permitirá perceber para onde vai o seu negócio. Curioso? Pegue no seu telemóvel e comece já a vasculhar.

Picture of Ângelo Delgado

Ângelo Delgado

Copywriter, escritor e antigo jornalista, pretende ainda escrever guiões para cinema, pois já os escreve para publicidade. Tudo o que esteja ligado à palavra, tem a atenção do Ângelo.

Artigos relacionados:

Curso

CURSO GRATUITO

Curso Gratuito de Faturação para Empreendedores. Inscreva-se já!

INVOICEXPRESS

Emita facturas em segundos e sem complicações Veja a apresentação.

Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.