Esqueça a palavra crise e dê a volta às dificuldades da empresa: a melhor solução passa por manter ou reforçar o investimento em marketing. Implemente iniciativas ‘low cost’, com criatividade, e veja os resultado
![Faça crescer as acções de marketing da empresa sem subir custos](/assets/blog/2013-07-31-10-dicas-crescer-marketing-empresa-sem-subir-custos/reduzir-custos-marketing.png “10 dicas – Faça crescer as acções de marketing da empresa sem subir custos”)
Precisa de promover os seus produtos ou a sua empresa mas não tem meios financeiros para o fazer? Descubra algumas dicas para implementar iniciativas de marketing com poucos recursos.
1 – Tire máximo proveito dos materiais de publicidade
Rentabilize o investimento: reutilize materiais publicitários já produzidos. Volte a imprimi-los e dê-lhes uma nova vida; entregue em mão aos clientes e potenciais compradores; distribua internamente a outros departamentos (sobretudo à equipa de vendedores), adicione informação, transforme o anúncio numa ficha de produto; envie por e-mail para todos os seus contactos.
2 – Se uma estratégia resultar, mantenha-a
Não vale a pena gastar mais recursos a criar novas campanhas ou promoções se as actuais ainda resultam. Actualize o conteúdo, sem começar do zero.
3 – Aposte numa comunicação sóbria
Não invista em materiais de comunicação (brochuras, panfletos, relatório e contas) demasiado elaborados ou caros. Adeque a estratégia de marketing aos seus produtos e clientes.
4 – Crie produtos de marketing universais
Se precisa de promover o produto em nichos de mercados muito diferentes entre si, não vale a pena criar conteúdos de marketing para cada um deles. Aposte antes numa comunicação única que se adapte a todos.
5 – Atraia atenções a baixo custo
Difunda comunicados de imprensa para os meios de comunicação, generalistas e especializados. Crie uma secção de notícias no seu site e mantenha-a actualizada.
6 – Não gaste demasiado em ajuda externa
Se precisar de ajuda externa (consultores, copy writers, fotógrafos, etc.) avalie bem os honorários. Escolha alguém cujo perfil criativo se adeque ao projecto e ao orçamento.
7 – Faça você mesmo
Identifique o que pode você mesmo fazer: distribuir press releases, actualizar o site, etc. Poupe tempo e dinheiro. Outra solução pode ser contratar um assistente administrativo para o ajudar; deixe o trabalho especializado para os especialistas em marketing.
8 – Pense como consumidor
Uma marca tem de estar onde estão os consumidores: a presença online é absolutamente vital. Adapte as suas ofertas e o marketing às novas atitudes dos consumidores, tenha sentido de oportunidade na oferta e uma mensagem simples.
9 – Dê mais atenção ao conteúdo
Crie relações de parceria com os consumidores, adapte as ofertas, crie soluções de contexto, reveja o discurso e aposte num plano de marketing ambicioso e criativo. Pense mais no conteúdo e menos na forma.
10 – Pague a tempo aos fornecedores
Se cumprir as obrigações a tempo, poupa em multas por atraso no pagamento e cria relações de confiança com os fornecedores: que podem gerar descontos e promoções.