Conseguiu finalmente estabelecer contacto com aquela pessoa que pode ser o cliente ou o parceiro ideal para o seu negócio. Uma boa sugestão para o encontro pode ser um almoço. Saiba as vantagens desta opção e leia as nossas dicas para que tudo corra bem. Para escolher o restaurante ideal, damos-lhe a conhecer a Zomato.
![Almoços de negócios](/assets/blog/2014-11-06-dicas-almocos-negocios-zomato/zomato.png “Dicas para almoços de negócios com sucesso”)
Há várias vantagens em agendar almoços de negócios. E para garantir o sucesso do seu encontro, reunimos os nossos melhores conselhos:
1 – Controle o ambiente. Marcar reuniões no escritório do seu convidado pode levar a interrupções e o objectivo é que a conversa seja centrada na sua proposta. O mesmo se passa se o encontro for no seu escritório, com a agravante de poder colocar a outra parte “à defesa”. O que se pretende é um ponto de partida comum e um restaurante dá-lhe esta sensação, sem que perca o controlo do ambiente.
2 – O território é neutro. Quão constrangedor pode ser fazer uma apresentação a alguém sentado atrás de uma secretária? O controlo não está do seu lado nem está numa situação de vantagem. Na maioria dos casos, a cadeira a quem se apresenta até está num nível acima da sua. Num restaurante, ninguém “joga em casa”. O ambiente é mais relaxado e afastarem-se de um ambiente corporativo até dá um tom mais positivo à conversa.
3 – Tire proveito do tempo. Reuniões marcadas em escritórios tendem a ser mais curtas do que uma refeição pois estão sujeitas ao ritmo da empresa, e as solicitações externas são sempre muitas. Um almoço é diferente porque, na sua essência, é uma experiência social para a qual se reservam normalmente entre 60 a 90 minutos. Impressione quando apresentar a sua ideia, mas não se esqueça de se interessar pelo seu convidado. A oportunidade de negócio é tão mais forte quanto a empatia que o almoço gerar.
4 – Escolha o restaurante ideal. Na altura de escolher o restaurante certo, pense na imagem que quer transmitir. Informal ou clássico? Tudo depende do seu negócio e da proposta que quer apresentar. Pergunte ao seu convidado as suas preferências alimentares, assegure-lhe que tratará de tudo e que lhe mandará posteriormente a informação necessária. Escolha um restaurante com uma localização central, com uma sala tranquila e luminosa e faça questão de escolher a melhor mesa: afastada da cozinha e wc’s. Quem convida deve ficar sentado de costas para a parede e de frente para a sala: assim poderá manter sempre contacto com o staff.
5 – Mantenha o profissionalismo e a etiqueta. Encare o restaurante como um prolongamento da sua mesa de reuniões. Vista-se adequadamente, chegue cedo, desligue o telemóvel ou avise se tal não for possível (em qualquer dos casos, não o coloque em cima da mesa), não peça pratos complicados e evite as bebidas alcoólicas em excesso. Converse com entusiasmo mas calmamente, e não comece o encontro abordando directamente o assunto que motivou o convite. Se, durante o serviço de almoço, alguma coisa não correr como previsto, tome a iniciativa de informar delicadamente o responsável pela sua mesa.
6 – A conta é sua. Assumir o pagamento da refeição é sinal de agradecimento e deixará o seu convidado numa igual posição de gratidão. A melhor forma de garantir que paga a conta é entregar discretamente o seu cartão ao empregado ainda antes do início da refeição. Quando partilhar esta sua acção fica inteiramente ao seu critério: pode fazê-lo logo no início do almoço ou deixar que seja uma surpresa no final. Seja como for, vai deixar um canal de comunicação aberto para voltar a estabelecer contacto.
# Prontos para sentar à mesa?
Para escolher o restaurante ideal, o InvoiceXpress já utilizou a Zomato, uma plataforma online e mobile de descoberta de mais de 10.000 espaços de restauração. A informação disponível é bastante completa e actualizada, incluindo ementas, horários, contactos, fotografias, avaliações e feedback de clientes. Para já, a Zomato está disponível na área da Grande Lisboa e em aplicações para iOS, Android e Windows Phone.
O lado divertido? Poder dar opiniões e avaliações de restaurantes, seguir outros “foodies”, criar a sua própria rede e partilhar em tempo real o seu roteiro gastronómico.
![Aplicações Zomato](/assets/blog/2014-11-06-dicas-almocos-negocios-zomato/mobile.png “Aplicações Zomato”)
# Como funciona a Zomato?
1 – Faça download da app, ou visite o site, e efectue o registo para criar um perfil;
2 – Na barra de pesquisa, descubra restaurantes consoante a sua motivação (comer fora, take-away, pequeno-almoço, entre outros) e aplique os filtros disponíveis para encontrar um restaurante à sua medida. Caso esteja a utilizar a App, e pretenda encontrar espaços à sua volta, selecione a opção ‘Por Perto’ e encontre os restaurantes mais próximos da sua localização;
![Pesquisar na Zomato](/assets/blog/2014-11-06-dicas-almocos-negocios-zomato/pesquisa.png “Pesquisar na Zomato”)
3 – Se estiver com um espírito aventureiro, pode explorar as Colecções, que são pesquisas orientadas por temas, ou pode consultar os resultados por bairros de Lisboa.
![Sugestões de restaurantes por temas](/assets/blog/2014-11-06-dicas-almocos-negocios-zomato/coleccoes.png “Sugestões de restaurantes por temas”)
4 – Comece a seguir amigos que já estão na Zomato e convide outros a juntarem-se à plataforma.
5 – Construa o seu roteiro gastronómico: adicione fotos dos restaurantes que visita, faça check-in, marque amigos, dê opiniões e avaliações. E pode ainda comentar e interagir com a atividade de outros “foodies”.
6 – O seu negócio é um restaurante? Porque não inscrever-se gratuitamente nesta plataforma de marketing para a restauração? Poderá, de forma gratuita, assumir a gestão da sua página na Zomato, ter acesso às estatísticas de visitas dos utilizadores, interagir com clientes e responder às opiniões publicadas para construir um feedback positivo.
Bom Apetite!