O Conteúdo Interativo é um tipo de material dinâmico e inovador, que estimula a interação do público com a marca. Isto é, o utilizador clica, responde ou toma uma decisão, naquela que é uma abordagem mais instigante para o consumo de informação. Ao aumentar o engagement com o público, gera mais conversões e mais conversões são sinónimo de maior faturação.
É uma forma muito eficiente de proporcionar uma experiência qualificada, apta à atração, nutrição e conversão de leads. O cliente sente-se incluído nos processos da marca e, em contrapartida, fornece insights pertinentes e essenciais para o desenvolvimento estratégico.
Exemplos de conteúdos interativos
O Marketing de Conteúdo, que se baseava especialmente no consumo passivo de informação, como textos, podcasts, vídeos e e-books, passou a disponibilizar conteúdos interativos, que têm um cariz mais chamativo e de retenção, destacando-se os seguintes:
Quiz
Os famosos testes de personalidade e de conhecimento sobre determinado tema. É um tipo de Conteúdo Interativo de estrutura simples, usado para educar e entreter, e um chamariz consistente e confiável para a geração de leads.
Quanto mais pertinentes e criativos, maior a probabilidade de se tornarem virais, aumentando a interaçãocom os seus conteúdos e dinamizando a marca.
Calculadoras
As calculadoras interativas são ferramentas que facilitam a vida dos utilizadores, pois geram uma resposta com base nos dados introduzidos por estes. Por exemplo, podem ser calculadoras que demonstram como poupar dinheiro, que calculam o índice de Massa Corporal (IMC) ou qual o valor a cobrar por hora por determinado serviço, de que é exemplo a Calculadora de Valor/Hora pra Freelancers gratuita do InvoiceXpress.
Vídeos interativos
Este tipo de conteúdo transforma a narrativa linear numa história interativa que permite aos espectadores dar o rumo que mais lhes convier.
Existem várias funcionalidades possíveis, na criação dos vídeos interativos:
- Hotspots: áreas clicáveis, dentro do vídeo, que permitem a interação com o utilizador, direcionando-o para uma página complementar relacionada com o conteúdo;
- Visão 360º: o utilizador roda a imagem, de forma a vê-la em toda a sua extensão;
- Diferentes opções de percursos: em determinados momentos do filme, o consumidor pode escolher caminhos diferentes;
- Formulário de recolha de dados: formato incorporando no conteúdo do vídeo num momento oportuno para recolha de informação sobre a audiência.
Infográficos
Muito comuns numa estratégia de Marketing de Conteúdo, os infográficos resumem tanto assuntos simples como complexos, e informações provenientes de pesquisas, eventos, avaliações, entre outras fontes.
Ao incluir elementos interativos, as informações ganham vida, tornam-se menos enfadonhas e permitem educar melhor o público. Um bom exemplo disso é o infográfico da National Geographic, que mostra a evolução da cidade de Nova Iorque.
E-books interativos
Os e-books já são, por norma, bonslead magnets. Se forem elaborados com teor interativo, não só se tornam mais atrativos para consumo, como mostram ser uma poderosa fonte de informação sobre a audiência.
Ao dar ao leitor a possibilidade de aprofundar conhecimentos sobre o tema que mais lhe apraz, segmenta automaticamente os leads e otimiza a estratégia de marketing.
Slides
Um método simples, didático e bastante dinâmico de mostrar um conteúdo, deixando a assimilação da informação mais fluída. Os slides servem para expor projetos de maior dimensão, enquanto promovem a geração de leads.
Como utilizar Conteúdo Interativo na prática?
Dar a resposta certa às pessoas certas acelera as vendas e simplifica os processos de marketing digital. E para que isso aconteça, precisa de saber como implementar o Conteúdo Interativo na prática.
1. Produzir conteúdo adequado a cada etapa do funil de vendas
Com base nas dores da sua persona e os objetivos estipulados na estratégia de Marketing de Conteúdo, os materiais devem ser pensados ao detalhe, de modo a refletir os valores da marca e, em simultâneo, fazer o lead avançar no funil mais rapidamente.
Todo o conteúdo que seja capaz de expor a informação sem recorrer a muitas palavras, como os vídeos e infográficos, é adequado para o topo do funil. Os e-books servem para detalhar um determinado tópico relacionado com a sua área de negócio, sendo pertinentes na fase de consideração. Para o fundo do funil, podem ser utilizadas calculadoras, que demonstrem o quanto o potencial cliente pode poupar ao adquirir os seus serviços.
2. Estude a sua audiência
O Conteúdo Interativo só pode ser criado se souber para quem fala e deve estar alinhado com os interesses do seu público. Este conhecimento é fundamental para definir as plataformas a utilizar, linguagem e tom de voz a empregar e que tipo de conteúdo poderá gerar mais engagement.
Descubra as “dores” da sua audiência e tente dar-lhes resposta, tornando-se uma autoridade no assunto.
3. Reutilize conteúdos
Avalie os seus conteúdos e procure aqueles que terão mais aptidão para serem reformulados e adaptados a Conteúdo Interativo. Por exemplo, um e-book que tenha tido sucesso em termos de downloads, pode ser convertido em materialinterativo que permita ao utilizador escolher o caminho a seguir até alcançar as informações de que necessita.
4. Use plataformas próprias de produção de Conteúdo Interativo
Se não tem um especialista na sua equipa para a criação deste tipo de material interativo, existem algumas plataformas que ajudam na produção. Destacamos as seguintes:
5. Conquiste os contactos dos leads
Os conteúdos interativos são lead magnets por excelência, por isso, não pode deixar passar a oportunidade de angariar os contactos do público que chega à sua ferramenta interativa. Por isso, para obter a “recompensa” – resposta do quiz, download do e-book, etc., o visitante deverá deixar o seu contacto.
6. Otimize as campanhas
Os materiais interativos permitem angariar um vasto volume de informação, que o ajuda a conhecer melhor o seu consumidor, bem como os seus comportamentos. Com esses dados, é possível otimizar a estratégia, personalizar as abordagens e aumentar as vendas.
Quais as vantagens em usar Conteúdo Interativo?
A procura constante por conteúdos inovadores, novos desafios e experiências, torna o Conteúdo Interativo importante para a otimização da estratégia de Marketing de Conteúdo da sua empresa.
Abaixo, elencamos os principais benefícios em utilizar estetipo de lead magnet:
- Entrega conteúdo de valor, entretém e educa;
- Promove o engagement, aumentando o tempo de envolvimento do utilizador com a marca;
- Fornece uma grandeza única de dados, importante para avaliar os pontos de saída e interesse ou desinteresse no tema;
- Otimiza a geração de leads qualificados, vendas e faturação;
- Fideliza os clientes, que vêm em busca de mais experiências lúdicas;
- Agrega valor à sua marca e aproxima o cliente do negócio;
- Não só a experiência para o utilizador fica mais enriquecida, como se destaca da concorrência;
- Guia o consumidor ao longo do funil de vendas, nutrindo-o;
- Proporciona uma experiência imersiva, despertando a empatia pela marca.
O Conteúdo Interativo é uma tendência de marketing em crescimento que atrai e retém a atenção dos clientes, favorecendo as vendas e, consequentemente, a faturação.
E, se o volume de negócio aumenta, então a necessidade de ter um sistema de faturação a que pode aceder quando e onde quiser torna-se premente.
O InvoiceXpress é certificado pela Autoridade Tributária, destinado a micro, pequenas e médias empresas e profissionais independentes e está sempre à distância de um clique. Apenas necessita de um smartphone, computador ou tablet e acesso à internet para poder verificar todos os dados de faturação que necessita.