Todos os empreendedores têm clientes de que não gostam tanto: ou porque se atrasam nos pagamentos ou porque a relação não é cordial e, por vezes, porque consomem bastante tempo aos recursos humanos da empresa sem que haja retorno visível.
A busca pelos melhores clientes (cliente ideal) é, pois, uma luta constante: no fundo, aquele que não congrega em si nenhuma das razões acima descritas. Um cenário que se torna mais difícil de gerir quando se trata de um negócio em fase inicial e a necessidade de aceitar os primeiros clientes que baterem à porta, pois a faturação assim o exige.
Como contornar este contexto? Como atrair melhores clientes? Não há, infelizmente, uma varinha mágica que descubra a resposta a estas questões.
Existem, sim, caminhos que podem — e devem! — ser percorridos e que, acreditamos, o deixará mais próximo de encontrar os parceiros ideais. Nos parágrafos seguintes, daremos o nosso melhor contributo nesse sentido.
7 dicas para atrair os melhores clientes para o seu negócio
1. Identificar o cliente ideal
Identifique plenamente as características do seu melhor cliente.
Caso tenha mais que um, faça um levantamento exaustivo, se os houver, dos traços que os unem, tentando encontrar um padrão entre eles.
É nessa interseção que poderá encontrar novos clientes com quem pretende trabalhar com maior regularidade no futuro. Este primeiro exame ao que existe dentro de casa é, diríamos, fundamental na gestão de clientes.
2. Procure negócio junto dos seus clientes
Os seus atuais clientes, nomeadamente aqueles que entram na categoria dos que pretende manter, podem ser uma excelente fonte de negócio para a sua empresa.
Ora vejamos: se a relação é de confiança mútua, o cliente tenderá a recomendá-lo a parceiros que tenham, digamos, o mesmo modus operandi e vivendi.
Desconstruindo: questione os clientes com quem tem melhores relações se conhecem quem necessite dos seus serviços. A resposta, se positiva, trará, muito provavelmente, colaborações com a mesma natureza. Por outras palavras: novos clientes!
Uma excelente forma de gestão e, claro, de aumentar a faturação. Existem métodos subtis para enveredar por esta via: emails ou reuniões de negócio onde se aborda primeiro a relação existente e, de seguida, um possível alargamento da rede de contactos.
3. Contacte… antigos clientes
Recorda-se daqueles ótimos clientes que, entretanto, já não o são, mas que poderão novamente precisar dos préstimos da sua empresa? Sim, esses mesmo! Contacte-os. Um email ou telefonema servem como forma de atração.
Relembrar-lhes que continua no mesmo ramo e, melhor, até alargou competências, podendo chegar mais longe numa nova e futura colaboração. Se a relação foi sólida no passado, as hipóteses de uma nova parceria são elevadas: os seus antigos clientes lembrar-se-ão dos bons resultados que a ligação trouxe aos seus negócios.
4. Alargue a sua rede de contactos
É estatístico: quanto mais se expuser ao mundo exterior, mais hipóteses terá de encontrar quem necessite dos serviços disponibilizados pelo seu negócio. Por vezes, o ouro está ao lado, perto da nossa comunidade ou, até, no escritório ao lado.
Questione sobre o que fazem e analise, dentro das suas possibilidades, a fiabilidade daquele contacto para uma futura parceria. Este raio-x completo — ou perto disso — pode revelar uma incompatibilidade, mas o contrário também é válido: pode estar perante a possibilidade de atrair clientes para o seu negócio e, sem estar a contar com isso, a aumentar a faturação futura da empresa.
5. Apresente, de forma transparente, o seu negócio
Atualmente, os principais veículos de comunicação de uma companhia são o seu website e as redes sociais.
O ambiente digital em que vivemos e o seu fácil acesso fazem com que, em poucos segundos, estejamos a navegar na Internet e a assimilar toda a informação que conseguirmos sobre uma determinada empresa, serviço ou instituição.
É tendo em conta este cenário que uma apresentação transparente do seu negócio naquelas plataformas é meio caminho andado para atrair clientes que mais casam com a sua cultura empresarial.
Mostrar e veicular rigor, transparência de processos, resultados, referências externas e uma equipa de colaboradores especialistas naquilo que fazem são excelentes argumentos para atrair os melhores clientes. É, por outro lado, um eficaz repelente para aqueles com quem não pretende colaborar.
Ter no seu site – e até nas redes sociais – referências positivas e bastante elogiosas não só devido às suas qualidades mas, sobretudo, pela forma de se relacionar com o seu universo comercial trará, decerto, mais e melhores clientes para o interior da firma e maiores probabilidades de aumentar a sua faturação.
6. Parcerias que complementem os seus serviços
Bastas vezes, é necessário, para atingir os objetivos de determinado cliente, trabalhar em parceria com outra empresa. E as razões são várias: não possuir determinada valência técnica, não dominar o setor em questão, entre outros motivos. Porém, pode aproveitar essa colaboração para, mais uma vez, vender as mais-valias da sua companhia.
O parceiro poderá ter mais clientes que precisem dos seus serviços, razão pela qual, aliás, uniram forças num determinado momento.
Em suma, aproveite as boas relações do presente para, de uma forma indireta, angariar novos clientes no futuro.
7. Aposte no seu serviço de atendimento ao cliente
É indesmentível: os melhores clientes são apreciadores de um bom serviço de atendimento e/ou suporte onde consigam dissipar as suas dúvidas e resolver problemas de maneira simples, sem demoras ou burocracias.
Aposte, por isso, caso seja necessário, num departamento de apoio ao cliente que tenha capacidade de solucionar eficaz e eficientemente as situações que possam surgir com os seus clientes.
Quantas vezes já ouvimos, em conversas de corredor, elevador ou café, exclamarem que é fabuloso trabalhar com determinada empresa devido à sua enorme capacidade de resposta?
Quem ouve estas afirmações fixará o nome da firma para, mais tarde, voltar a ela. São os que melhor fazem a gestão dos seus clientes.
Vamos colocar estas dicas em andamento?