Pois Selection, Portugal além fronteiras

São francesas de berço mas portuguesas de coração, são clientes do InvoiceXpress e as mentoras da Pois Selection, um projecto que promove as tradições portuguesas além-fronteiras. Vamos conhecer Caroline Filou Heukamp e Anne-Marie Bonnamy.

“Pois, claro!” Quase que poderíamos usar esta expressão depois de lermos a história das francesas Caroline e Anne, que desde 2012 trabalham para ver reconhecido o talento português além fronteiras. A sua marca é a Pois Selection, e o InvoiceXpress também faz parte desta história.
![Caroline Filou Heukamp e Anne-Marie Bonnamy](/assets/blog/2015-12-02-artesanato-pois-selection/caroline-anne.png “Caroline Filou Heukamp e Anne-Marie Bonnamy”)

Elas são a Caroline Filou Heukamp e a Anne-Marie Bonnamy, e “Pois” claro que estas apaixonadas por tudo o que é artesanato português só poderiam apostar num negócio que fizesse a melhor selecção destes produtos. “Pois”, esta expressão tão portuguesa que significa tudo e significa nada, e “Selection”, dão assim nome a uma “forma positiva, entusiasta e internacional de ver Portugal”, que aposta numa forte curadoria e design de produto.

# Como surgiu a Pois Selection e o que diferencia o vosso serviço e produtos? O que vos fez seguir a via do empreendedorismo?
Somos duas francesas e vivemos em Portugal há cerca de 4,5 anos. Chegámos a Portugal durante a crise económica, tornando-se num verdadeiro desafio encontrar um emprego. Mas aproveitámos a oportunidade de criar o nosso próprio negócio e emprego ao mesmo tempo. Assim nasceu a Pois Selection, em Novembro de 2012, com a ideia de promover o “Made in Portugal” lá fora. Somos as duas apaixonadas pelo artesanato português e pelos materiais, sejam cabedal, têxteis ou cerâmica. Portugal tem um incrível know-how em têxteis, nos bordados, no cabedal, na porcelana e em cortiça… e sentimos que falta reconhecimento desse talento no exterior.

# Quais são as necessidades dos vossos clientes e como é que as trabalham?
A grande parte dos nossos clientes são empresas estrangeiras e temos dois focos principais: as empresas que organizam seminários e eventos em Portugal a quem vendemos souvenirs (lembranças) personalizadas de Portugal, e os Hotéis de luxo e de charme a quem vendemos presentes corporativos feitos à medida. Uma grande parte do nosso trabalho é fazer a ponte entre diferentes culturas: por exemplo, entre um cliente alemão, um francês e uma fábrica portuguesa.

O que os nossos clientes procuram são ofertas chave-na-mão:

* Na parte dos souvenirs, querem produtos personalizados com embalagem e entrega directa na sala da conferência ou do evento.
* No caso das ofertas corporativas para os Hotéis, estes esperam propostas criativas de produtos a partir de uma problemática. Propomos, por exemplo, um modelo de bolsa de cosmética feita à medida com as cores e logótipo do Hotel, tomando em conta o estilo, localização e tipo de cliente… Acabámos, recentemente, de criar uma linha de acessórios em cabedal e pêlo de vaca que tem muito sucesso nos Hotéis de luxo de estações de esqui. Para o mercado alemão, outro exemplo, criámos à medida um porta-chaves de tecido em forma de Bretzel!

![Alguns dos produtos da Pois Selection](/assets/blog/2015-12-02-artesanato-pois-selection/pois-souvenirs.png “Alguns dos produtos da Pois Selection”) Alguns dos produtos da Pois Selection

# Se tivessem 1 milhão de euros para investir no vosso negócio, o que é que fariam?
Se tivéssemos esse dinheiro poderíamos investir muito mais em comunicação digital, em estar presente em feiras internacionais, em desenvolver a plataforma web…. Mas, sobretudo, aproveitaríamos para investir em recursos humanos. Gostaríamos de ter uma equipa interna com os nossos próprios designers. É o que faz a diferença na criação e personalização do produto. Gostaríamos também de contratar um colaborador para nos ajudar na parte logística e envio das encomendas.

# Se não tiverem 1 milhão de euros, como é que fazem para desenvolver o vosso negócio?
Ouhhh, vai demorar mais nesse caso… Vamos participar na nossa primeira feira profissional no fim de Novembro, a “Affaires de cadeaux”, em Paris, onde esperamos encontrar novos clientes e oportunidades. Temos também a sorte de beneficiar de uma boa rede de recomendações: os nossos clientes da hotelaria recomendam-nos a outros Hotéis.

# Qual é o principal desafio, ou os principais desafios, que sentem na gestão do vosso negócio e que estratégias usam para o superar?
O maior desafio é o de rentabilizar o nosso negócio e gerir o crescimento. Isto em várias vertentes:

* Conseguir uma margem sobre produtos com um bom balanço “agressividade comercial e rentabilidade financeira”;
* Optimizar a tesouraria, sobretudo o impacto do IVA nas vendas à exportação;
* Auto-financiar a nossa internacionalização: investir para crescer e encontrar novos clientes no mercado francês, alemão e inglês;
* Além destes pontos puramente financeiros, o maior desafio é certamente encontrar a boa receita entre “autoconfiança, pragmatismo, paciência, criatividade e reactividade”.

![Alguns produtos da Pois Selection são desenvolvidos em exclusivo para o cliente](/assets/blog/2015-12-02-artesanato-pois-selection/pois-corporate.png “Alguns produtos da Pois Selection são desenvolvidos em exclusivo para o cliente”) Alguns produtos da Pois Selection são desenvolvidos em exclusivo para o cliente. Ao lado, Caroline e Anne-Marie.

# Como caracterizam o espírito empresarial em Portugal ao nível do empreendedorismo e da competitividade?
Encontramos empreendedores, via redes de networking como os Portuguese Entrepreneurs, que são muito dinâmicos e que aproveitam perfeitamente os benefícios das ferramentas do marketing digital.

# O que mudou na vossa vida desde que têm um negócio próprio? Fariam algo de diferente?
A nossa vida mudou imenso desde que criámos a nossa empresa. Esta dedicação tornou-se mesmo numa grande parte da nossa vida – ganhou terreno na nossa vida pessoal até. Ao mesmo tempo, ganhámos muito em auto-estima e estamos a conseguir o sonho de ter o nosso emprego-paixão. Já cometemos muitos erros, mas aprendemos imenso com cada um deles.

# Que conselhos dariam a quem se prepara para começar o seu próprio negócio?
O nosso conselho seria “acreditar em si e seguir os seus instintos”. Também é bom conhecer os concorrentes e o que oferece o mercado, mas se quiser oferecer um produto que ainda não existe, vai ter de pensar fora da caixa. O verdadeiro diamante reside em si mesmo, em cada pessoa, é só descobri-lo e confiar nas suas capacidades.

# Como conheceram o InvoiceXpress? O que vos fez escolher o nosso software de facturação?
No início do nosso negócio, estávamos a procura de um software de facturação e ouvimos falar do InvoiceXpress por via de uma amiga nossa empreendedora. Escolhemos o InvoiceXpress pela facilidade de uso e porque parecia exactamente adequado ao nosso tipo de negócio.

# O que destacam na utilização do InvoiceXpress? Como é que este programa é útil ao vosso negócio?
Usamos as guias de transportes, os orçamentos, as facturas simplificadas e as facturas. Usamos também as pesquisas para filtrar as facturas não vencidas. Mas o que é mesmo muito pratico para nós é a funcionalidade que permite transformar um orçamento em factura!
(Falta fazer a gestão de stock que é algo que vamos ter de aprender a fazer dentro de pouco tempo.)

Querem saber mais?
Apesar do sotaque francês, a Pois Selection é uma empresa portuguesa, com certeza! Podem seguir todas as novidades no facebook da marca e visitar a secção que dedicaram aos recortes de imprensa. Ficaram curiosos e querem saber mais sobre a oferta da Pois Selection? Contactem a Anne a a Caroline através do formulário disponível no site.

Artigos relacionados:

Curso

CURSO GRATUITO

Curso Gratuito de Faturação para Empreendedores. Inscreva-se já!

INVOICEXPRESS

Emita facturas em segundos e sem complicações Veja a apresentação.

Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.