Os números do turismo continuam a reluzir. E o Alojamento Local beneficia. Mas nem isso elimina a recorrente preocupação da sazonalidade. Veja como conseguir mais reservas durante a época baixa.
![Dicas para época baixa em AL](/assets/blog/0919/dicas-epoca-baixa.png)
Sim, o vento continua a soprar de feição no sector do turismo, com os principais indicadores sempre em ascensão.
Quem tem um negócio de Alojamento Local, tem motivos para sorrir.
No entanto, todos estamos a par da questão da sazonalidade e de como o vento pode abrandar nos meses de época baixa. Nestas alturas, é necessário ligar o motor.
São períodos do ano críticos para os empreendedores de AL, sobretudo com as crescentes condicionantes, como a nova lei do AL, e o aumento da pressão do Fisco neste sector.
Portanto, mais do que nunca, é preciso facturar bem e melhor.
##7 dicas para ter mais reservas em época baixa
1. Reveja os preços para quebras na procura
Sim, sabemos que o mais provável é que já ponha em prática esta medida. Porém, convém sempre referi-la, sobretudo para quem está a iniciar negócio.
Menos procura significa baixa de preços. Se não adaptar os preços na época baixa, poderá perder bastantes hóspedes para os seus concorrentes.
A Beyond Pricing ajuda-o nesta tarefa, automatizando os processos de comparação e actualização de preços. Assim, terá a segurança de que não está a cobrar demasiado e, mais importante, não está a perder dinheiro.
2. Acrescente valor com ofertas
Uma oferta especial pode “fazer o click” para o cliente comprar a reserva.
O seu AL não oferece pequeno-almoço? Então acrescente valor ao seu serviço e inclua-o durante a época baixa. Que tal um cabaz romântico para casais? Ou 4 horas grátis no aluguer de uma mota? Há inúmeras formas de acrescentar valor ao seu serviço.
3. Dê descontos a estadias prolongadas
Ofereça descontos a hóspedes com reservas de maior duração. Esta política pode ser muito vantajosa em época baixa, isto porque além de fomentar menor rotatividade (menos trabalho/custos) garante-lhe ocupação dos quartos num período mais complicado.
4. Aproveite “boleia” de eventos populares
Bom era haver uma Web Summit por distrito, não era? A dimensão deste evento torna-o um fenómeno incomparável no panorama português.
Mantenha-se atento a grandes eventos na região do seu AL, como concertos, feiras empresariais ou competições desportivas e aproveite-os para divulgar o seu negócio.
5. Crie parcerias com eventos e conferências
No seguimento do ponto anterior, poderá ir além da divulgação, tornando-se parceiro de eventos locais. Ao associar-se como parceiro para acomodação dos participantes, está a garantir boas taxas de ocupação no seu AL.
6. Experimente plataformas de nicho
Colocou o seu AL no Booking? No Airbnb também, não é verdade?
É natural… são as principais plataformas e as que lhe trarão mais hóspedes. Mas também é natural que tragam aos seus concorrentes.
Teste outras plataformas menos conhecidas para chegar a mais clientes e contrariar a tendência da época baixa. Eis alguns exemplos: HomeAway, FlipKey, HouseTrip, VRBO, Innclusive.
7. Convide bloggers e instagrammers
Calma, não torça já o nariz. Sabemos que, nos dias que correm, os bloggers e os chamados “influenciadores digitais” multiplicam-se às centenas.
No entanto, quando a escolha do influenciador é bem planeada e certeira, o seu AL ganha uma grande exposição. Portanto, convide bloggers e instagrammers que enquadrem a sua estratégia para uma estadia. Um artigo lisonjeador ou uma fotografia apelativa poderão resultar num pico de reservas inesperado.
E pronto.
Agora que vai aumentar a facturação – até no período da época baixa – talvez queira simplificar a forma como factura.
Quer experimentar?